BUENOS AIRES, Argentina (AP) — O ex-cantor do One Direction, Liam Payne, de apenas 31 anos, foi encontrado morto na quarta-feira, após uma queda da sacada de um hotel em Buenos Aires. A trágica notícia foi confirmada por autoridades locais.
De acordo com a polícia de Buenos Aires, Payne caiu do terceiro andar do Casa Sur Hotel, localizado no badalado bairro de Palermo, resultando em “lesões extremamente graves”. Os paramédicos chegaram rapidamente ao local e confirmaram sua morte imediatamente.

Um comunicado da polícia à Associated Press indicou que Payne “pulou da sacada de seu quarto”. A equipe policial foi acionada para o hotel após uma chamada de emergência, recebida pouco após às 17h, alertando sobre um “homem agressivo que poderia estar sob o efeito de drogas ou álcool”.
Durante a ligação para o serviço de emergência, o gerente do hotel afirmou que tinham “um hóspede sobrecarregado com drogas e álcool… Ele está destruindo o quarto inteiro e precisamos que você envie alguém, por favor.” À medida que a chamada avançava, a voz do gerente se tornava cada vez mais ansiosa, destacando que o quarto tinha uma sacada.
Alberto Crescenti, chefe do sistema de emergência médica estadual, informou ao canal de TV Todo Noticias que as autoridades estão investigando as circunstâncias de sua morte e realizando uma autópsia.

Liam Payne sempre foi aberto sobre suas batalhas com o alcoolismo. Em julho de 2023, ele postou um vídeo em seu canal do YouTube, revelando que estava sóbrio há seis meses após passar por tratamento. Seus representantes não responderam imediatamente a e-mails e chamadas de jornalistas.
Após a divulgação da notícia, uma multidão de fãs do One Direction se dirigiu ao Casa Sur Hotel, formando filas que se estendiam pela rua, onde a polícia mantinha vigilância. Investigadores forenses foram vistos saindo do hotel, de onde o corpo de Payne foi retirado cerca de três horas após a queda. Jovens mulheres, filmando com seus celulares, expressaram choque e tristeza, enquanto um memorial improvisado com velas e buquês de flores rapidamente se formou em frente ao hotel. “Eu não achei que ele fosse morrer tão jovem”, disse Isabella Milesi, de 21 anos, à AP.
Payne foi um dos cinco integrantes do One Direction, grupo que se formou quando cada um deles participou do programa britânico “The X Factor” em 2010, dois anos após a primeira tentativa de Payne de entrar no programa. Na segunda tentativa, aos 16 anos, ele cantou a versão de “Cry Me a River” de Michael Bublé, mostrando-se nervoso no início, mas se aquecendo com os aplausos e gritos da plateia.
Após cada cantor não conseguir avançar na competição como artistas solo, Simon Cowell e seus colegas juízes uniram Payne, Zayn Malik, Harry Styles, Niall Horan e Louis Tomlinson, formando o que se tornaria uma das boy bands de maior sucesso, apesar de terem perdido a competição.

Cada membro tinha sua própria persona, sendo Payne — originário de Wolverhampton, na região das West Midlands, Inglaterra — conhecido como o responsável do grupo. A banda conquistou fama com seu som pop e sucessos românticos como “What Makes You Beautiful”, “Night Changes” e “Story of My Life”. Payne teve solos destacados em músicas como “Stole My Heart” e “Change Your Ticket”, além de co-escrever várias das músicas de sucesso da banda. Eles emplacaram seis músicas no Top 10 da Billboard antes de se separarem em 2016, contando com uma base de fãs extremamente leal, conhecida como “Directioners”, composta em sua maioria por adolescentes.
“Eu sempre amei o One Direction desde pequena”, disse Juana Relh, de 18 anos, outra fã em frente ao hotel de Payne. “Ver que ele morreu e que nunca haverá uma nova reunião dos meninos é inacreditável, isso me mata.”
Com sua ascensão meteórica à fama, Payne declarou que levou algum tempo para se ajustar à vida sob os holofotes. “Acho que você nunca consegue lidar com isso, é tudo um pouco louco para nós, ver que as pessoas ficam nesse estado de espírito em relação a nós e ao que fazemos”, disse ele em uma entrevista à AP em 2013, relembrando uma experiência em que um fã ficou em estado de choque ao encontrá-lo.
Após a dissolução do grupo, Payne — assim como seus ex-colegas de banda — seguiu carreira solo, direcionando-se para EDM e hip-hop. Seu single de 2017 “Strip That Down”, com a participação de Quavo, alcançou o Top 10 da Billboard e permaneceu nas paradas por vários meses. Ele lançou um álbum, “LP1”, em 2019, e sua última música — chamada “Teardrops” — foi lançada em março deste ano.
Payne deixa um filho de 7 anos, Bear Grey Payne, com sua ex-namorada, a cantora Cheryl, que era conhecida como Cheryl Cole quando se apresentava com o Girls Aloud. Ela foi jurada do “X Factor” durante a temporada do One Direction, embora seu relacionamento tenha começado anos depois. Payne foi anteriormente noivo de Maya Henry, de agosto de 2020 até o início de 2022. Henry lançou um romance no início deste ano que disse ser baseado em seu relacionamento com Payne.
Além do filho, ele deixa seus pais, Geoff e Karen Payne, e suas duas irmãs mais velhas, Ruth e Nicola.